segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CONTOS DE FAJÃO

O QUEIJO NO RIO
Certo dia, ainda de madrugada, iam os de Fajão para a feira do Mont' Alto. Quando iam a passar
na ponte de Cartamilo,que então era de madeira, viram a Lua reflectida na água, (por acaso era lua-cheia), e vai um aqui assim; Olhem que belo queijo lá está em baixo! E se nós o fossemos buscar ?
-Mas é que vamos mesmo, disse o Pascoal.
-Mas como?
-É fácil. Eu penduro-me aqui nas grades da ponte, tu penduras-te nos meus pés, e assim por diante, até que o último chega lá abaixo e apanha o queijo. Boa ideia! - aprovaram todos.
Quando já faltava só um para chegar ao queijo, diz lá de cima o Pascoal: ««Eh! rapazes, segurem-se lá, que quero cuspir nas mãos !»»
Largou as mãos para cuspir, e caíram todos ao rio. E o pior é que, como estavam todos aprumo, ficaram com as pernas todas embaralhadas; queriam sair, mas não sabiam quais eram as pernas de cada um, de modo que ficaram pr'ali...
Por acaso adregou de passar na ponte um almocreve. O almocreve quando viu aquele monte de homens no rio, perguntou o que era aquilo. Eles contaram-lhe o sucedido, e que não podiam sair dali porque não sabiam quais eram as pernas de cada um.
Diz o almocreve: Quanto dão vocês a quem vos diga quais são as vossas pernas?
-Trinta mil réis e uma carga de presuntos (era o dinheiro de Fajão).Então ele não esperou por mais nada. Tirou o arrocho da carga da mula e começou a bater nas pernas de uns e  outros. Ui! - gritava um. - « Tire, que essa é sua», respondia o almocreve. Batia noutra, -Ui ! - « Tire, que essa é sua ».
E assim,  um a um , tirou-os todos.


Do livro, Os contos de Fajão. por: P.e A. Nunes Pereira

3 comentários:

Lourdes disse...

Acácio
Esta era uma das estórias que eu ouvia o meu avô contar, nos serões de Verão que eu passava na aldeia.
Beijinhos

* J Pinto disse...

Amigo Acácio
Conheço alguns contos populares, mas confesso que este é novo para mim. Está demais. Escangalhei-me a rir com as arrochadas da parte final: "tire, que essa é sua", "ui!"
Grande abraço.

Anabela Jardim disse...

Que história interessante! Aqui no Brasil contam-se também muitas dessas histórias e chegam a aumentar tanto os fatos que algumas viram piadas ...