Enquanto o membro mais recente da família se actualiza lendo a revista domingo
o forno já está a aquecer, um dos primeiros preparativos do dia

vamos iniciar por aqui, um aperitivozito não faz mal a ninguém
Iremos acabar por aqui, um bom scotch
Ou talvez por um bom cognac. Tambem não deve ficar mal!.
Sempre com moderação. Lindos meninos ! assim está bem.
Enquanto a carne de cabra velha vai macerando em tempero do dia anterior
Entretanto è altura de fazer a escolha da pomada para fazer o acompanhamento do prato,visto isso ser uma regra obrigatória para comer bem na minha terra.
Talvez um espumante tinto bruto, ou um Dupla da Bacalhoa vinhos, Magnum com 14,5% vol, produzido por dois enólogos: Filipa Tomáz da Costa e Vasco Penha Garcia, bons profissionais na arte de fazer bons néctares. Já cresce água na boca! continuem para ver.
O tabuleiro a entrar no forno previamente aquecido a lenha como vamos ver (pena que o tabuleiro não seja de barro preto como exige a tradição)

E como devem ter reparado já tenho a camisa molhada, e sem dúvida que foi o resultado da árdua tarefa de aquecer o forno, não foi do aperitivo, um moscatel roxo de 25 anos. São servidos, de aquecer o forno claro!
entretanto vamos temperar um tabuleiro de maçãs reinetas para assar ao mesmo tempo que a carne e as batatas, no forno com um tempero especial da casa incluindo um bom vinho do Por
Agora que as maçâs já passaram no forno o tempo suficiente, vamos deixar arrefecer um pouco para depois saborear como sobremesa.
Que tal o aspecto! O sabor garanto estava uma delicia.
Uma pequena vistoria ao forno e uma mexida para que a carne fique alourada por igual

Mais uma vistoria e após uma prova, está quase pronta,vamos aguardar para mais uns minutos

Está deliciosa vamos tirar do forno! Vão se chegando ah!ah!ah!

Tabuleiro a caminho da mesa, começam a ouvir-se rumores e o arrastar de cadeiras...
.

Quanto à pomada decidi por um Tinto da Ânfora Grande Escolha de 2006 da Bacalhôa Vinhos de Portugal. Muito adequado para este prato, e disso sei eu acreditem. A Dupla magnum fica para a próxima, talvez vá acompanhar um bacalhau com batata a murro, acreditem que fazem um lindo casal.

Ah! Ainda não tinha falado das espectaculares batatinhas assadas com umas cebolinhas no forno, para acompanhar a deliciosa chanfana, sem dúvida casam muito bem.

A família já está reunida a volta da mesa, para iniciar mais um sacrifício de Domingo, ter de almoçar. Que tal são servidos de nos acompanhar neste sacrifício ?
Para a próxima amigos... para esta já é tarde. Estas imagens revelam os passos da preparação do almoço familiar de domingo em nossa casa em Azeitão, no dia 27 de Setembro 2009.
Garanto tudo foi usado com a maior moderação!!! Duvidam? paciência. Como se devem lembrar eu disse domingo, como tal é dia de descanso, e não há nada melhor que após o almoço se faça uma sestasita para retemperar as forças e tudo volta ao normal. É conveniente mantermos a forma, não podemos faltar aos treinos; entendidos! Ok?
Não podia deixar passar esta oportunidade, tendo em conta que no mês de Outubro está a decorrer no blog
www.aldeiadaminhavida.blogspot.com, o tema, na minha terra come-se bem, façam uma espreitadela a este blog e vão ficar surpreendidos pela positiva. Podem colaborar com textos ou simples comentários. Já enviei o meu texto, não percam.
Acácio