SABADO 20-02/2010
Chegada à ponte velha Cabreira
Há já alguns anos que se tornou habitual e quando as condições atmosféricas e o caudal das águas assim o permitem, que um atrevido grupo adepto da canoagem se dedica a fazer a descida do rio Ceira. Conforme o caudal das águas do rio, assim se decide qual o melhor trajecto a fazer. Habitualmente entre Vale Pardieiro e Góis. Conforme o local de partida , assim se decide onde terminar a etapa do dia. As decisões são normalmente tomadas pelos veteranos da "Kompanhia das Aguas" Mário Martins e Carlos Dias. Uma descida do Ceira nesta modalidade para mim constitui um verdadeiro desafio face à minha inexperiência, neste tipo de "aventura".
Mas vamos ter de confiar nos grandes entusiastas da modalidade, como o Mário Martins e o Carlos Dias pessoas com larga experiência nestas andanças. O amanhecer no Colmeal acordou nessa manha com um pouco mais de bulício do que o habitual,o Rio ficou muito mais alegre e colorido nesta manha de sábado 20/02/2010, quando os intervenientes desta aventura começaram a chegar junto da ponte do Colmeal e se preparavam para dar início à descida do rio, até junto da ponte nova na Cabreira. Proeza que realizaram com carácter de grande destreza, desportivismo e camaradagem.
Descida do açude na ponte velha da Cabreira junto ao velho lagar
Terminada a etapa, faz-se o regresso ao Colmeal, para dar início ao retempero das forças, para o qual houve a prestável e agradável colaboração do grande artista Carlos Dias mestre na área do bem saber cozinhar, papel que desempenha com grande mestria e conhecimento como o cozinheiro de serviço. E que bem que desempenha esta tarefa, com um excelente serviço, digno de um Rei. O meu muito obrigado.
Houve também e como sempre tem sido hábito a gentil e grande colaboração por parte da União Progressiva da Freguesia do Colmeal na pessoa do seu presidente Sr. António dos Santos que nos honrou com a sua presença e colaboração. Não menos importante foi a colaboração da Junta de Freguesia do Colmeal, onde o Sr. Presidente e o presidente da Assembleia Geral estiveram presentes dando a sua colaboração e apoio ao evento.
Chegada ao final da etapa na ponte nova da - Cabreira
1
2
3
Este aparato sem igual foi só para a fotografia
Terminada a etapa começa uma nova azáfama, mudar de roupa e providenciar o transporte de pessoas e equipamento ao local de partida.
REGRESSO AO COLMEAL
Final do dia vem um novo convívio, sentar à mesa e retemperar forças, em ameno cavaqueio vai-se comentando as aventuras do dia, e preparando o itinerário para o dia seguinte.
De salientar que dado o grande numero de participantes, o fecho do dia foi feito com o desfrutar de uma bela refeição confeccionada como já atrás referi pelo cozinheiro de serviço Sr. Carlos Dias no antigo edifico da Escola Primária do Colmeal.. De salientar a também a preciosa colaboração do meu velho amigo Artur Domingos da Fonte.
Imaginem só este tamanho de"tacho"
E para retempero das forças, um rancho à moda do Carlos Dias - são servidos ?
Olhem só para esta apresentação!
Para a entrada , além de outras iguarias, de salientar o "paté de atum" receita do Carlos Dias que estava uma autêntica maravilha,
Temos aqui um creme de peixe, que estava uma delicia, aprovado por unanimidade.
Aqui temos a colaboração do Artur da Fonte dando o toque final neste maravilhoso creme de peixe
que fez uma deliciosa entrada
Como seria de esperar também houve direito a sobremesa,. uma gentileza do participante e cozinheiro de serviço Chefe Carlos Dias
E ainda, um delicioso Leite creme

Aqui uma grande demonstração da simpatia solidariedade e gentileza com que os participantes deste evento foram recebidos .No decorrer da lauta refeição que degustavam em ameno cavaqueio, aparece um grande amigo, um amigo que queria que nada faltasse naquela mesa e então presenteou os presentes com dois excelentes tipos de digestivos, um Logan especial e uma deliciosa e bem tradicional aguardente de mel com muitos, muitos anos de idade. Uma iguaria sem precedentes. Porque disto já não se faz por estas terras. Isto eu posso justificar, porque sendo eu um bom apreciador deste néctar à muito tempo não tinha o prazer de saborear uma coisa tão deliciosa.
Para além de ainda sermos convidados a entrar em sua casa e aquecermos na sua lareira
Para além de ainda sermos convidados a entrar em sua casa e aquecermos na sua lareira
Um bem-haja pela colaboração,a hospitalidade e o carinho com que nos receberam
(Lamento não saber o nome deste querido amigo, deixo aqui a mensagem para quem o conhece fazer o favor de o fazer na rubrica comentários do post)
DOMINGO 21 - 02 - 2010
PRAIA DA PENEDA
No segundo dia, Domingo, a partida foi feita a partir de Góis, com início na Praia da Peneda e destino a Casal do Ermio, Serpins. Com grande pena minha e por razões pessoais não pude fazer o acompanhamento desta etapa.
No comando das operações vemos aqui, Mário Martins a saltar o açude da praia do Cerejal - em Góis
Mais um grupo de participantes que se aventura no salto do açude da praia do Cerejal- Góis
1
2