sábado, 19 de junho de 2010

ENCONTRO DE BLOGGERS E O LANÇAMENTO DO LIVRO "ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL - GUIA TURISTICO"

Dia 10 de Junho, foi para mim um dia muito especial. Estive presente no primeiro encontro de “blogger’s” e no lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico”, editado pela empresa “Olho de Turista”em Trancoso, pela qual fui convidado a estar presente. Tive também a oportunidade de fazer uma apresentação sobre a minha Terra.


O evento teve início cerca das 10 horas da manhã, no Centro Cultural de Trancoso. Além de outras personalidades, tive a honra de ser um dos oradores no encontro. Com o tema a minha aldeia e o Vale do Ceira iniciei uma primeira introdução oral, seguida de uma apresentação em slide show, mostrando as festividades, tradições e beleza do nosso concelho.

O Concelho de Góis esteve representado por dois “blogger’s”, por mim e por Eugénia Santa Cruz, do blogue “Cortecega Notícias da Minha Terra”, a qual apresentou um excelente trabalho muito dignificante para as gentes da sua Aldeia e engrandecimento do nosso Concelho.

Cerca das 16 horas, dá-se o momento alto do dia. O lançamento do tão desejado livro, “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico” da autoria da Dra. Susana Falhas e da sua equipa “Olho de Turista”.

A apresentação do livro decorreu no Auditório do Convento de São Francisco, em Trancoso. Após intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, coube à autora do livro a explicação sobre todo o processo de produção e da importância que esta grandiosa obra traz para todos nós, em especial, a quem deseje conhecer mais de perto toda a vivência e existência destas 12 lindas Aldeias Históricas.

Eu, que já tive a oportunidade de poder usufruir do conteúdo desse livro, aconselho vivamente a sua aquisição. Uma obra muito importante, rigorosamente concebida, com dados actualizados, inclusive números de telefones, coordenadas de GPS, etc. Uma mais-valia para todos nós. Um livro com grande relevância para a informação HISTÓRICA destas maravilhosas aldeias, que tão pormenorizadamente nos relata acontecimentos desde o início da existência de Portugal. De tal forma pormenorizada, que ao ler e ver as fotografias, faz-nos sentir como se estivesse-mos dentro das próprias localidades históricas.

A obra também contém uma informação cuidadosamente recolhida entre conhecedores de receitas de doçaria tradicional regional milenar, que são acepipes de comer e chorar por mais. Lembro-me das famosas sardinhas doces de Trancoso, entre muitas outras receitas, que além de deliciosas, ainda nos contam a razão histórica da sua existência.

Pela minha parte, agradeço a gentileza do convite para ser orador de um evento com a grandeza deste. Não posso deixar de agradecer também a maneira como fomos recebidos pelos directores da empresa “Olho de Turista” e por toda a sua equipa. De salientar, o modo maravilhoso como decorreu a organização do evento. Fomos servidos como reis, com um lauto almoço no Hotel Turismo de Trancoso, presenteados com uns docinhos e umas especialidades regionais para intervalar, que só de lembrar...

O meu grande obrigado!



APRESENTAÇÃO ENCONTRO DE BLOGGERS


                                                                   INTRODUÇÃO

ANTES DE MAIS O MEU ESPECIAL AGRADECIMENTO A TODOS QUE SE ESFORÇARAM E TRABALHARAM PARA TORNAR POSSIVEL ESTE EVENTO.

POR VEZES É NOS SITIOS MENOS PROPICIOS QUE FAZEMOS NOVAS AMIZADES E ADQUIRIMOS NOVOS CONHECIMENTOS.

A VIDA TRAZ-NOS MUITAS VEZES BOAS OPORTUNIDADES, QUE DESPERDIÇAMOS. EU DECIDI AGARRAR ESTA PARA VOS PODER MOSTRAR AQUI O QUANTO É LINDO O SITIO ONDE NASCI E AS MARAVILHAS DA NATUREZA QUE O RODEIAM

A VERDADE É TÃO SIMPLES QUANTO ESTA, NÃO É PRECISO IR ATÉ AOS CONFINS DA TERRA PARA DESCOBRIR PAISAGENS MARAVILHOSAS E EM ESTADO (QUASE) PURO E TAMBÉM NÃO É PRECISO ENFRENTAR RISCOS IMPENSÁVEIS PARA PODER GOZAR DE UNS BELOS DIAS DE DESCANSO EM COMUNHÃO COM A NATUREZA, NUM DESSES PARAÍSOS EXÓTICOS DO MUNDO.

AQUI MESMO NAS ALDEIAS DA BEIRA SERRA ENCONTRAMOS ESSES PARAÍSOS. UM PATRIMÓNIO INCÁLCULAVEL DE PAISAGENS, DE FLORA E FAUNA EXTRAORDINÁRIAS, RIOS MARAVILHOSOS QUE NOS OFERECEM APRAZÍVEIS PRAIAS FLUVIAIS COM ÁGUAS PURAS E CRISTALINAS QUE NOS CONVIDAM DE IMEDIATO A DESFRUTAR DESTE BEM QUE A NATUREZA POR AQUI AINDA NOS OFERECE. O RIO CEIRA TEM REALMENTE PRAIAS FANTÁSTICAS, PARA ALÉM DE SER MUITO PROCURADO PARA OUTROS TIPOS DE DESPORTO, COMO A CANOAGEM

SE O CHEIRO A MARESIA É O MAIS “ASSEDIADO” NO VERÃO, NÃO TEM, AINDA ASSIM, UM ESTATUTO INDESTRONÁVEL. CASOS HÁ EM QUE OS GRÃOS DE AREIA SÃO PASSIVEIS DE CAUSAR “URTICÁRIA” OU SIMPLESMENTE, POR QUESTÕES LOGÍSTICAS ASSOCIADAS À DESLOCAÇÃO, SE TORNA COMPLICADO IR ATÉ ÀS PRAIAS DITAS CONVENCIONAIS. E PORQUE PORTUGAL NÃO É SÓ COSTA, O INTERIOR DO PAÍS É PRÓDIGO EM FANTÁSTICAS REDES FLUVIAIS. PORQUE NÃO, OPTAR ANTES POR DAR UM MERGULHO NO RIO EM DIAS DE CALOR. ALIÁS, AS PRAIAS FLUVIAIS PERMITEM ATÉ OUTRO TIPO DE ACTIVIDADE, QUER DE ÍNDOLE MAIS FAMILIAR, QUER DE CARIZ RADICAL. POR EXEMPLO, POSSIBILITA FAZER AGRADÁVEIS PIQUENIQUES. E TUDO ISTO VOCÊS PODEM VIR PARTILHAR CONNOSCO. VENHA CONHECER O CONCELHO DE GÓIS. VAMOS DAR UMA BREVE PASSAGEM POR: CARVALHAL – GÓIS E O VALE DO CEIRA. VAMOS DEIXAR QUE AS IMAGENS FALEM POR MIM.

APRESENTAÇÃO EM IMAGENS

                                                       1ª Parte da apresentação



2ª Parte da apresentação


4 comentários:

Soito aldeia preservada disse...

Excelente trabalho de divulgação do nosso Concelho.
Parabéns Acácio Moreira.

Helena Teixeira disse...

Obrigado nós, amigo Acácio.
Adorei conhecê-lo a si e a menina Filomena, e claro, a Eugénia,família e todos os bloggers. Foi um dia em grande.
Nunca me vou esquecer da única praia do país ALCATIFADA!Ficou ponto assente que vou ter de ir lá experimentá-la.
Ah, ainda não provei o famoso liquído das Caves Acácio ;) Estou à espera duma ocasião á altura :p

Jocas gordas
Lena

Ah: Convite: participe na Blogagem de Julho do blog aldeiadaminhavida. O tema é: “A Fruta da minha Região”. Vale tudo: texto, foto, imagens, vídeos, receitas, cartazes… dê asas à sua imaginação, enviando a sua participação para aminhaldeia@sapo.pt até dia 8 (de preferência). Esta semana, sairá 1 post com mais informação.

António Santos (Colmeal) disse...

Acácio Moreira parabéns pelo excelente trabalho de divulgação do Carvalhal e do concelho de Góis, que aqui nos apresenta.
Cabe a todos e a cada um de nós divulgar a nossa bela região.

* J Pinto disse...

Amigo Acácio
Você divulgou muito bem a sua terra, divertiu-se e criou sempre um ambiente de grande camaradagem. Quanto às famosas Caves "Acácio"...5 estrelas! Espero retribuir um dia. Grande abraço.