quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CHANFANA PARA O ALMOÇO DE DOMINGO

Enquanto o membro mais recente da família se actualiza lendo a revista domingo

o forno já está a aquecer, um dos primeiros preparativos do dia

vamos iniciar por aqui, um aperitivozito não faz mal a ninguém


Iremos acabar por aqui, um bom scotch



Ou talvez por um bom cognac. Tambem não deve ficar mal!.
Sempre com moderação. Lindos meninos ! assim está bem.



 Enquanto a carne de cabra velha vai macerando em tempero do dia anterior

Entretanto è altura de fazer a escolha da pomada para fazer o acompanhamento do prato,visto isso ser uma regra obrigatória para comer bem na minha terra.

Talvez um espumante tinto bruto, ou um Dupla da Bacalhoa vinhos, Magnum com 14,5% vol, produzido por dois enólogos: Filipa Tomáz da Costa e Vasco Penha Garcia, bons profissionais na arte de fazer bons néctares. Já cresce água na boca! continuem para ver.

O tabuleiro a entrar no forno previamente aquecido a lenha como vamos ver (pena que o tabuleiro não seja de barro preto como exige a tradição)
E como devem ter reparado já tenho a camisa molhada, e sem dúvida que foi o resultado da árdua tarefa de aquecer o forno, não foi do aperitivo, um moscatel roxo de 25 anos. São servidos, de aquecer o forno claro!



entretanto vamos temperar um tabuleiro de maçãs reinetas para assar ao mesmo tempo que a carne e as batatas, no forno com um tempero especial da casa incluindo um bom vinho do Por



Agora que as maçâs já passaram no forno o tempo suficiente, vamos deixar arrefecer um pouco para depois saborear como sobremesa.



Que tal o aspecto! O sabor garanto estava uma delicia.

Uma pequena vistoria ao forno e uma mexida para que a carne fique alourada por igual


Mais uma vistoria e após uma prova, está quase pronta,vamos aguardar para mais uns minutos

Está deliciosa vamos tirar do forno! Vão se chegando ah!ah!ah!

Tabuleiro a caminho da mesa, começam a ouvir-se rumores e o arrastar de cadeiras...
.
Quanto à pomada decidi por um Tinto da Ânfora Grande Escolha de 2006 da Bacalhôa Vinhos de Portugal. Muito adequado para este prato, e disso sei eu acreditem. A Dupla magnum fica para a próxima, talvez vá acompanhar um bacalhau com batata a murro, acreditem que fazem um lindo casal.


Ah! Ainda não tinha falado das espectaculares batatinhas assadas com umas cebolinhas no forno, para acompanhar a deliciosa chanfana, sem dúvida casam muito bem.

A família já está reunida a volta da mesa, para iniciar mais um sacrifício de Domingo, ter de almoçar. Que tal são servidos de nos acompanhar neste sacrifício ?

Para a próxima amigos... para esta já é tarde. Estas imagens revelam os passos da preparação do almoço familiar de domingo em nossa casa em Azeitão, no dia 27 de Setembro 2009.

Garanto tudo foi usado com a maior moderação!!! Duvidam? paciência. Como se devem lembrar eu disse domingo, como tal é dia de descanso, e não há nada melhor que após o almoço se faça uma sestasita para retemperar as forças e tudo volta ao normal. É conveniente mantermos a forma, não podemos faltar aos treinos; entendidos! Ok?

Não podia deixar passar esta oportunidade, tendo em conta que no mês de Outubro está a decorrer no blog www.aldeiadaminhavida.blogspot.com, o tema, na minha terra come-se bem, façam uma espreitadela a este blog e vão ficar surpreendidos pela positiva. Podem colaborar com textos ou simples comentários. Já enviei o meu texto, não percam.

Acácio

6 comentários:

Cusca Endiabrada disse...

Olha que isso de preparar o almoço de véspera não é lá muito boa ideia! A propósito, a que horas vai a família à missa??? E a chave costuma ficar debaixo do tapete, né?

Hummm quando o pessoal regressar de ouvir o sermão, a chanfana já era ihihihih


dentadinhas (desta vez num bom naco de frebra eheheh)

Cusca Endiabrada disse...

Ah! Esqueci de dizer que também já mandei um texto para a Aldeia da minha vida e é sobre comida afrodisíaca, como não podia deixar de ser, vindo de um diabrete, né? ihihihih

Acacio Moreira disse...

Olá!cusca endiabrada
como deves calcular o almoço apenas ficou temperado, era necessa0ario leva-lo ao forno primeiro para poder ser degustado.ihihihi
Quanto a chave ficar debaixo do tapete nem pensar.mas a porta é sempre aberta a quem aparece.estás convidada, isto é se é verdade que tens ido aos treinos? ah ah ah, caso contrário não sei se tens pedalada para estas iguarias . quanto ao texto sobre comida afrodisíaca, fico ansioso para ler esse texto.

cumprimentos
Acácio

Helena Teixeira disse...

Ai ai Cusquita,já vens tentar dar uma dentada no almoço do Sr. Acácio?
Chanfana hummm,comi apenas uma vez em Mortágua e fiquei fã.Agora ao espreitar o forno do Sr.Acácio lá meu deu a saudade de uma chanfaninha :)
Venho também informar que já está na Aldeia a Agenda da postagem dos textos.Espreite!assim já saberá quando sai o seu e o da Cusca afrodisíaca também :p

Bom fim-de-semana
Jocas gordas
Lena

Unknown disse...

Isso dá cá água na boca, ó se dá.
Também vou participar no concurso.
Desejo um bom fim de semana.
Manuela

batwoman disse...

Ai Acácio que saudades da chanfana!
Aqui no Algarve não têm nada disso! Come-se bem também, mas gosto mais da comida do centro ou norte.

Obrigada pelas dicas e pela forma como dispõe as fotos ...muito poético ehehhe
abraços