sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Carnaval e o Serrar da Velha


Carnaval e Entrudo são palavras com etimologias diferentes mas com significado igual para o período que vai desde o domingo da Septuagésima até à quarta-feira de cinzas.
É com o aparecimento da cultura cristã que o Entrudo nos aparece com celebração ligada ao período de abstinência imposto durante os quarenta dias da Quaresma.
Seja como for o Carnaval ou Entrudo será uma festa cujo significado e vivência estará sempre de acordo com a cultura de cada região. Não deixa também de ser uma festa de liberdade, onde tudo é permitido fazer-se de acordo com as tradições locais. E onde preceitos e bons costumes tendem a ser esquecidos para permanecer durante três dias o quase “vale tudo”. È mesmo um período que goza de muita permissividade e afincada sátira à sociedade em especial aos políticos. O divertimento carnavalesco foi, desde sempre, irreal e utópico mas, do verdadeiro Carnaval já pouco resta. Tem sido substituído por festas imitativas do Carnaval Brasileiro, samba e corpos quase nus.


Na minha aldeia havia a tradição de correr o Entrudo até à aldeia vizinha. Este consistia em levar um boneco feito a preceito com matérias-primas diversas e vestido a rigor com indumentária de cariz carnavalesco. Reunia-se o grupo de guerra sempre bem mascarado, que avançava em direcção à aldeia escolhida para ir deixar o Entrudo, tudo decorria calmamente até conseguir com que o Entrudo (boneco) ficasse dentro da povoação vizinha. Tarefa terminada com sucesso havia que bater em retirada com grande alarido. O que por vezes corria mal dado que havia outro grupo alerta da aldeia oposta esperando os intrusos e entre pedradas e umas pauladas, ganhava quem corria mais rápido. Mas tudo acabava sempre em boa harmonia. Era festa, era Carnaval! Tudo se aceitava. Cumpria-se a tradição. 

Outra tradição que nas beiras também fazia parte desta quadra, era o serrar da velha a meio da Quaresma. Era uma tradição exclusivamente feita por solteiros. Todos se apetrechavam, envergando desde os velhos e grandes chocalhos, aos mais inusitados instrumentos arranjados para fazer barulho. O sino da torre da igreja acabava de dar as doze badaladas da meia-noite e eles aí vão. Acompanhados de um cortiço e um pau ou algo que imitasse o barulho de serrar, e entre grande algazarra, chocalhadas e outros instrumentos, paravam à porta da mulher mais idosa da aldeia de preferência que fosse solteirona e entre cantorias indicadas para a ocasião e sempre com alguma malícia vai de serrar no cortiço gritando serrar a velha serrar velha. Claro que muitas vezes terminava com um grande penicada por cima dos intervenientes, já reservada desde umas semanas atrás pois a situação já era prevista e afinal a idade também traz experiência.
Texto publicado no blog www.aldeiadaminhavida.blogspot.com/. Visite, desfrute da leitura e vote no seu texto preferido.
Boas leituras.

10 comentários:

Paula Santa Cruz disse...

Boa noite,
Mais um bonito texto, no verão passado foi-me contado a história do "Velho do Entrudo" em que os jovens dos anos 40/50 faziam essa brincadeira, na altura achei muito engraçado. Ao que parece os do Cadafaz faziam essa brincadeira com os do Carvalhal.
Bom Carnaval.
Cumprimentos
Paula

Acácio Moreira disse...

Olá Paula!
É realmente verdade que a brincadeira do Velho do entrudo existiu e creio que para além dos anos 50, embora com menos frequência. E quando foquei esse episódio estava realmente a falar do Carvalhal/ Cadafaz. São duas aldeias que não fazendo parte da mesma freguesia sempre existiu um bom relacionamento entre os habitantes.
E então para quando a sua colaboração nos textos da aldeiadaminha vida?. Creio que sabe do que estou a falar.
Você tem belos textos com histórias muito lindas e adquadas aos temas postados no Blog da aldeia. Vamos a isso?
Cumprimentos
Acácio

Paula Santa Cruz disse...

Boa tarde,
É verdade que antigamente havia muito convivio entre as duas aldeias, pelo o que a minha mãe conta, os jovens do tempo dela, estavam sempre á espera que os rapazes do Carvalhal chegassem com as suas concertinas para fazerem o tradicional baile do domingo.
A Eugénia (minha cunhada) já me desafiou a escrever textos para a Aldeiadaminhavida, mas não tenho textos para participar, por ter crescido em França e lá não haver estas tradições. O Sr. Acácio e a Eugénia já representam muito bem o concelho de Góis.
Cumprimentos
Paula

Helena Teixeira disse...

Olá amigo Acácio!
Isso é verdade,a Eugénia e o Acácio formam a dupla imbatível de guias do concelho de Góis e fazem-no muito bem.Eu estou sempre a aprender tradições e coisas novas,pois tou como a Paula,nasci e cresci em França até aos meus 17 anos.Mas tenho de discordar num ponto:a tradição francesa do Carnaval reside noutros costumes: a "Chandeleur" (N.Sra.das Candeias) e fazem crepes durante o tempo do Carnaval.A maluquice é atirar ovos,farinha e espuma de barbear uns aos outros nas escolas (nunca achei piada a isso).Agora máscaras e desfiles,não há esse uso e fiquei espantada quando li que a origem do Carnaval tinha começado em Paris...

Jocas gordas
Lena

P.S: a blogagem começa amanha e o seu texto sai dia 24 :) A Eugénia antecipou-se,ihihih...mas já li os dois e tou a ver que vocês os dois eram danados para as partidas ;)

Lourdes disse...

Amigo Acácio
Não conhecia o costume do "serrar da velha". Bem engraçado, mas mal cheiroso de certeza...
É este partilhar de conhecimentos, um dos aspectos positivos que mais aprecio na internet.
Beijinhos

* J Pinto disse...

Amigo Acácio
Tem aqui um excelente texto sobre as tradições do Carnaval. Está muito bem estruturado e tem imensa graça. Não conhecia essa brincadeira do "Serrar a Velha". Deu para rir!
Um abraço.

Sandra disse...

Muito interessante o seu texto,Acacio.
Relamente, cada lugar, região, tem suas respectivas comemorações. seus costumes e tradições.

Ola amigo!
Também estou participando da Coletiva.
Por isso vim convidar para brincarmos o carnaval..Passe lá.
Estou na Coletiva da Minha aldeia, com o blog http://sandrarandrade7.blogspot.com.
Te espero no blog para conferir e brincar este carnaval.
Vou te espear por lá.
Com muito carinho
Sandra

Helena Teixeira disse...

Olá Amigo Acácio!
Ah,está divertido a pregar partidas de Carnaval,aposto!
Amigos do amigo Acácio,depois quero ver-vos a todos a comentar o seu texto no dia 24,lá na Aldeia.Combinado?

Jocas gordas
Lena

Eugenia Santa Cruz disse...

Amigo Acácio!

Mais uma linda historia dos nossos tempos. O nosso Entrudo era realmente muito bonito para a época. O ir ao baú e usar roupas antigas, rasgar um pano e fazer dois buracos para os olhos, um para o nariz, outro para a boca, colocar aquelas barrigas grandes….Digam lá que não era um Entrudo genuíno! O boneco de palha para assustar etc….
Obrigada Paula Santa Cruz , Sandra e Helena pelos comentários, mas é sempre um prazer relembrar os tempos de juventude (bem eu ainda só uma Jovem!...) mas já tive o privilégio de viver todas estas historias.

Um Beijo
Eugenia Cruz

Acacio Moreira disse...

Olá!
a todos vós.
Antes de mais obrigado pelos vossos simpáticos comentários. Peço desculpa por ter andado um pouco distante. Resolvi fazer uma escapadinha até ao Algarve e dar uma espreitadela ao Carnaval de Loulé, Claro que sem computador na bagagem. Mas o S. Pedro não foi nada meu amigo e resolveu começar a mandar uma chuva bem gelada quase no inicio do desfile que me fez fugir. E assim pouco pude apreciar dum Carnaval tão famoso como este. Mas enfim já regressei. Vou ver se consigo mais um tempinho para dedicar ao blog e fazer mais umas aparições pelos vossos cantinhos.
Cumprimentos.
Acácio